domingo, 10 de abril de 2016

Atividade 8º Ano - Projeto Araribá: Página 54 - Economia global

1. Complete a tabela abaixo corretamente.

 
FMI
Banco Mundial
Quantidade de
Países-membros
187 países
187 países
Onde é sediado
 
Washington
(Estados Unidos)
 
Washington
(Estados Unidos)
Características
Das instituições
Financeiras
Tem como função promover a estabilidade dos sistemas monetários e acordos monetários e facilitar o comércio internacional.
Cada país paga uma quota segundo o tamanho da sua economia. Isso determina o nível de ajuda que se pode receber e o número de votos a que se tem direito.
Concede empréstimos aos países-membros com dificuldades (divida externa) e obriga que implantem medidas de ajuste econômico.
Teve como função facilitar a reconstrução dos países destruídos pela Segunda Guerra Mundial.
Atualmente concede empréstimos para o desenvolvimento dos países mais pobres.
Vende títulos no mercado financeiro e solicita empréstimos aos bancos internacionais.
Financia projetos de desenvolvimento de países pobres.

2. O que é a OMC? Quando e porque ela foi criada?
A OMC é a Organização Mundial do Comércio. foi criada em 1995 para determinar as diretrizes do comércio internacional, impondo sanções aos países que praticam o protecionismo, ou seja, que protegem seus produtos da concorrência dos importados, estabelecendo elevadas taxas de importação ou fornecendo subsídios.

3. Defina.
a) Blocos econômicos.
São associações de países que se unem para ampliar as trocas comerciais entre si e com outros mercados. São regidos por tratados entre os países-membros.
b) Zona de livre-comércio
É uma zona que estabelece o livre-comércio de mercadorias e investimentos entre os países membros e a gradual eliminação das taxas de importação e das tarifas alfandegárias. Limita-se ao âmbito comercial.
c) União aduaneira.
É uma zona de livre-comércio com adoção de uma tarifa externa e uma política comercial comum aos países-membros, para comércio com outros países.
d) Mercado comum.
É uma zona com circulação de mercadorias, serviços, mão de obra e capitais que abrange também as leis industriais, financeiras, ambientais e educacionais. Por meio da uniformização das políticas econômicas e monetárias, visa integrar a produção dos membros e criar um mercado regional competitivo.

5. As fases abaixo contém erros. Reescreva-as corretamente.
a) O Mercado comum do Sul (Mercosul) não é o bloco econômico mais importante da América Latina. Em 1995, o Brasil, a Argentina, o Uruguai e a Venezuela assinaram o Tratado de Montevidéu, que formalizou o Mercosul.
O Mercado comum do Sul (Mercosul) é o bloco econômico mais importante da América Latina. Em 1995, o Brasil, a Argentina, o Uruguai e o Paraguai assinaram o Tratado de Assunção, que formalizou o Mercosul.
b) O Acordo de Livre-Comércio da América do Norte (Nafta) é formado por Canadá, Estados Unidos e México e é um mercado comum como a União Europeia.
O Acordo de Livre-Comércio da América do Norte (Nafta) é formado por Canadá, Estados Unidos e México e é uma zona de livre-comércio criada para enfrentar a concorrência da União Europeia.
c) O Mercado Comum Centro-Americano (MCCA) abrange todos os países da América Central e Insular.
O Mercado Comum Centro-Americano (MCCA) tem abrangência regional e seus  todos os países-membros são: Costa Rica, El Salvador, Guatemala, Honduras e Nicarágua.
d) A Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico (Apec), apesar de contar com a presença de dois polos de poder (Estados Unidos e China), tem um volume de comércio muito pequeno em relação ao comércio mundial.
A Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico (Apec), além de contar com a presença de dois polos de poder (Estados Unidos e China), tem um volume de comércio que corresponde a quase metade do volume de comércio mundial.

6. Componha frases que expliquem as características da economia global relacionadas abaixo.
crescimento econômico internacional - mundialização da produção
rápida expansão dos fluxos financeiros - inter-relação dos países
São várias as possibilidades de composição. O importante é que as características destacadas sejam explicadas corretamente. Alguns exemplos: A inter-relação entre os países faz com que um decisão política ou econômica tomada em qualquer ponto do planeta provoque reações em todo o mundo; Resultante da mundialização da produção, grande parte da produção e do comércio mundiais é controlada pelos países desenvolvidos por mio das empresas transnacionais; O crescimento econômico internacional fez com que o comércio mundial crescesse muito, facilitando a disponibilidade de produtos importados no mercado interno dos países; Com o desenvolvimento da informática e dos meios de comunicação houve rápida expansão dos fluxos financeiros e as transações financeiras são feitas bem mais rapidamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário