quarta-feira, 6 de abril de 2016

Atividade 8º Ano - Projeto Araribá: página 32 e 33 - Geografia e regionalização do espaço

2. Sobre o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), responda.
a) Quais indicadores compõem esse índice?
O rendimento per capita da população, a expectativa de vida e a educação.

b) O que significa um IDH mais próximo de 1? E mais próximo de zero?
Quanto mais próximo do 1 maior é o nível de desenvolvimento humano do país. Quanto mais próximo do zero, menor o índice de Desenvolvimento Humano do país.

c) Como os países são classificados?
Os países são classificados em quatro grandes grupos: desenvolvimento humano muito elevado, desenvolvimento humano elevado, desenvolvimento humano médio, desenvolvimento humano baixo.

3. Responda.
a) O que é o IDHAD?
É o Índice de Desenvolvimento Humano Ajustado à Desigualdade.

b) Quais indicadores compõem o IDHAD?
O PIB per capita, a expectativa de vida e os níveis de alfabetização, porém, ajustados a um índice de desigualdade.

c) o que o IDHAD difere do IDH?
O IDHAD considera os mesmos indicadores que o IDH, porém, os ajusta a um coeficiente de desigualdade que tenta aproximar o resultado à realidade social do país, levando em conta, por exemplo, a desigualdade social e a concentração de renda.

d) O que é o IDG?
É o Índice de Desigualdade de Gênero.

e) Quais indicadores compõem o IDG?
O IDG considera a saúde reprodutiva da mulher e a igualdade entre mulheres e homens referente à capacitação e à taxa de participação no mercado de trabalho.

f) O que é o IPM?
É o Índice de Pobreza Multidimensional.

4. Por que o IDH é uma interpretação simplificada de desenvolvimento humano? O IDHAD, o IDG e o IPM podem ser considerados índices complementares ao IDH? Justifique sua resposta.
Porque o conceito de desenvolvimento humano deve envolver outros aspectos como liberdade política e religiosa segurança física das pessoas, igualdade étnica, de gênero e etnias etc. Os índices do IDHAD, do IDG e do IPM podem ser considerados complementares ao IDH porque tentam mostrar melhor a realidade do país, em certos aspectos que apenas o IDH não consegue indicar - como a desigualdade social, a concentração de renda e as diferenças de gênero no país.

6. Leia o texto a seguir e responda.
"Atualmente há uma oferta crescente de novas tecnologias que logo se tornam obsoletas, desde aparelhos fundamentais como geladeiras e fogões, até celulares e computadores que também se tornaram essenciais em um mundo com as nossas exigências. Apesar dos novos produtos surgirem no mercado como produtos que simplificam a vida dos usuários, a relação entre novas tecnologias e consumo é bem mais complexa e marcada por uma obsolescência acelerada.[...]"

PALHARES, Isabela. O consumo de tecnologia no rastro da aceleração da obsolescência. Como Ciência, n. 131, 10 set. 2011.

a) O que é obsolescência?
É quando os produtos industrializados têm uma duração média de uso reduzida, previamente calculada pelo fabricante.

b) Qual a vantagem obtida pelas empresas ao acelerarem a obsolescência dos produtos?
Ao reduzir a duração média dos produtos, os fabricantes garantem mais vendas.

d) Cite um problema que o consumismo acarreta.
O consumismo acarreta maior produção de lixo, especialmente nos grandes centros urbanos.

8. Leia a notícia a seguir e responda.

"A carne de boi está mais cara em São José do Rio Preto, no interior de São Paulo. A velha lei da oferta e da procura tem aumentado a tabela de preços. Com o fim de ano se aproximando, época de festas e muito churrasco, os açougues e supermercados aproveitam para lucrar mais. Alguns cortes tiveram reajuste de 20%.[...]"


Oferta e procura aumenta 20% valor da carne em Rio Preto, SP. G1, 9 dez. 2011. Disponível em . Acesso em 16 jan. 2012.


a) O que é a lei da oferta e da procura?
A lei da oferta e da procura é o principal sistema regulador de preços no sistema capitalista. A  variação da demanda, por parte dos consumidores, e da oferta, por parte dos fabricantes e comerciantes, define a valorização dos produtos no mercado. Quando há uma grande disponibilidade de uma mercadoria, o preço tende a cair. Quando a oferta é pequena, o preço tende a aumentar. A procura também influencia: geralmente se há muita demanda por um produto, seu valor de mercado sobe. Normalmente, o aumento da demanda acontece em um ritmo mais acelerado que o da oferta, neste ínterim, os preços sobem.

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