domingo, 10 de abril de 2016

Atividade 9º ano - Projeto Araribá: página 46 - Globalização e organizações mundiais

2. Explique a relação entre a globalização e o desemprego.
No contexto da globalização, as crises econômicas que afetam um país podem afetar o mundo inteiro e o mercado de trabalho aumentando o desemprego de tecnologias mais avançadas, que gerou o aumento da produtividade industrial por meio da mecanização e automatização da produção, também gerou mais desemprego, ao substituir a mão de obra humana por máquinas.

3. b) Por que a água pode gerar conflitos entre povos e Estados?
Como a água é um recurso escasso em diversas áreas do planeta, o controle de água potável pode ser uma das principais razões de disputa entre povos e Estados.

6. Observe a charge e responda.
Identifique as fases da globalização e descreva suas principais características.
1ª fase - o período das Grandes Navegações, no século XVI: conquistadores europeus chegaram às Américas com o objetivo de explorar economicamente as novas terras, inclusive com a utilização do trabalho escravo;
2ª fase - inaugurada com a 1ª Revolução Industrial, caracterizou-se pelo uso de máquinas e pelo emprego de mão de obra assalariada no lugar do trabalho artesanal. Destacam-se: a máquina a vapor nos meios de transportes, o telégrafo e o telefone, o uso do computador e do satélite, do automóvel e dos eletrodomésticos e o desenvolvimento da aviação comercial e do transporte marítimo.
3º fase - início da revolução técnico-científico-informacional com o desenvolvimento da indústria da informação, da biotecnologia e da robótica.

7. Leia o texto a seguir e observe a charge.


“[...] Para as populações massacradas pelos meios de comunicação (eletrônicos principalmente), ser livre, igual e ter oportunidades significa ‘consumir’. Dessa forma, por meio da propaganda se adquire o falso conceito de liberdade e igualdade e perde-se o de cidadania [...]

Assim se explicam a passividade da nação e a aliança politica dos pobres com os políticos que tradicionalmente lhes negam o direito a saúde, educação e há quinhentos anos são os responsáveis pela fome que mata os seus filhos. [...]"

(CHIAVENATO, Júlio José. Ética globalizada e sociedade de consumo. 2.ed.São Paulo: Moderna, 2004. P.52)



“[...] Assim, ao lado da homogeneização na moda, por exemplo, ocorre a diversificação de artigos capazes de satisfazer os desejos de determinados consumidores, avessos a homogeneidade. Também a heterogeneidade de produtos supérfluos, de consumo imediato ou descartáveis, possibilita que diversos grupos sociais possam se ‘diferenciar’ dos demais, como no modo de se vestir, por exemplo, acreditando ganhar sua própria identidade. Há quem diga que no mundo atual, ‘quanto mais parece haver diversidade, mais ela é acompanhada pela uniformidade."

(CARMO, Paulo Sergio de. O trabalho na economia global. São Paulo: Moderna, 1998.p. 12.)
a) Explique com suas palavras o significado da expressão "sociedade do consumo".
A expressão "sociedade de consumo" refere-se ao estilo de vida no qual as pessoas são cada vez mais instigadas pela publicidade e pela propaganda a consumir produtos, mesmo que estes não sejam tão necessários. Dessa forma, quanto maior o nível de consumo, mais integrada uma pessoa está ao mundo globalizado, que tende a homogeneizar padrões de consumo e comportamento.
b) Qual é a relação entre consumo e liberdade de acordo com o primeiro texto?
De acordo com o primeiro texto, poder consumir significa ser livre, se igualar aos demais e ter mais oportunidades.
c) O segundo texto traz críticas acerca de quais características da globalização?
O segundo texto faz uma crítica à sociedade de consumo. Por meio da publicidade e da diversificação de produtos, as grandes empresas buscam, na realidade, estimular o consumo e aumentar seus lucros.

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